Orientação WBT - NeoLeader
Orientação WBT

Orientação WBT – Whole Brain Thinking

 
O que é o Whole Brain Thinking?

Nosso cérebro é projetado para funcionar por inteiro. Entretanto, nossas preferências cerebrais naturais favorecem certos tipos de pensamentos, em detrimento de outros. Isto pode fazer com que áreas importantes da nossa manifestação deixem de ser devidamente estimuladas. A boa notícia é que este processo pode ser reconfigurado, pois afinal, temos a capacidade de pensar usando todo o potencial do cérebro. Indivíduos que se empenham em desenvolver habilidades e competências, além da tendência natural de utilização do cérebro, tendem a conseguir resultados melhores. Isto é o Whole Brain Thinking.

 

Esta proposta aplica-se às crianças?

Sim. As crianças podem ser estimuladas desde cedo a desenvolver seus potenciais, de modo saudável e prazeroso.

 

Qual a finalidade da orientação WBT – Whole Brain Thinking?

A finalidade é ajudar a criança e o jovem em seu processo de aprendizado e preparação para a vida pessoal e profissional, segundo o conceito Whole Brain Thinking.

 

Para quem a Orientação WBT interessa?

Interessa aos adultos comprometidos com o desenvolvimento da criança e motivados a participarem ativamente deste processo. Interessa também ao jovem, a fim de conhecer mais sobre si mesmo, desenvolver maior autonomia e autoconfiança.

 

Por que a Orientação WBT é importante?

A orientação WBT visa criar um espaço adequado para olhar a criança com maior cuidado, introduzindo novas técnicas para apoio e orientação.

 

Como a Orientação WBT é realizada?

A principal ferramenta utilizada é a identificação das preferências cerebrais da criança, através do perfil NBI, elaborado pelo Dr. Kobus Neethling. Após o levantamento do perfil, as informações são analisadas e a devolutiva é realizada online, com duração de 50 minutos.

 

O que são as preferências cerebrais?

As preferências cerebrais são os estilos de pensamento do indivíduo. Na criança, estas preferências se manifestam desde cedo, influenciando na maneira de aprender e interagir, fomentando a motivação e o interesse pelas atividades propostas e, naturalmente, interferindo no rendimento da criança diante de várias oportunidades de aprendizado.

 

Como as preferências cerebrais influenciam no aprendizado?

Determinada criança pode preferir aprender através de informações sensoriais e da proximidade com os amigos, conversando e trocando experiências, através da colaboração e cooperação. Provavelmente, não irá gostar tanto do aprendizado passo-a-passo e tarefas que exijam precisão e exatidão. Outra criança pode manifestar preferências exatamente inversas.

 

Quem está certo e quem está errado?

Não existe perfil cerebral certo ou errado. Uma pessoa não é melhor do que a outra porque prefere a cor azul, ao invés de vermelho e vice-versa. Preferir pensar de um modo ou outro é próprio de cada indivíduo. Não existem 2 pessoas que possuam preferências cerebrais idênticas.

 

Habilidades, inteligências e preferências cerebrais: Existem relações entre elas?

Sim. As preferências cerebrais também se relacionam com a forma que a criança desenvolve suas habilidades, ou até mesmo, com os módulos de inteligências que privilegiam ao longo da vida. O funcionamento do cérebro é complexo. Existe uma infinidade de variáveis relacionando-se o tempo todo para produzir o resultado final. Considerar as preferências cerebrais da criança descortina um amplo leque de possibilidades para ajudá-la diante dos desafios do desenvolvimento cognitivo e socioemocional necessário para a vida adulta.

 

Quais os benefícios de se conhecer as preferências cerebrais da criança?

A partir do perfil de preferências cerebrais da criança, podemos ajudá-la de diversas maneiras. Por exemplo: Os pais podem aprimorar a comunicação com a criança, ou seja, estabelecer um diálogo que a criança entenda. O professor pode utilizar abordagens específicas, considerando diferentes perfis de preferências cerebrais, ou ainda, podemos ajudar a criança a desenvolver técnicas de estudo mais apropriadas para o seu caso, considerando o seu perfil.

 

Quais são as faixas etárias para a orientação WBT?

A orientação WBT inicia-se com crianças a partir de 4 anos, sendo fundamental para os pequenos a participação dos pais e/ou responsáveis. Para crianças a partir de 12 anos, recomenda-se a orientação vocacional. A partir de 17 anos, considerando-se a análise das 8 dimensões de preferências cerebrais, já é possível identificar as carreiras compatíveis com o perfil de preferências do jovem.

 

O que são indicadores?

Indicadores são variáveis específicas que sinalizam a situação ou o andamento das coisas importantes. Por exemplo: se você vai fazer uma viagem longa de carro, costuma olhar o nível do combustível antes? Deste modo, “nível do combustível” é um indicador relevante para a viagem.

 

Indicadores do Desenvolvimento da Criança:

A situação, estado ou condição de aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, podem ser representados matematicamente através de algoritmos computacionais, onde os dados coletados nos questionários específicos, observações de atitudes, comportamentos e desempenho são processados, gerando informações úteis visando o bem estar da criança.

 

Qual é a importância destes indicadores?

A importância maior é de patrocinar um espaço de diálogo e reflexão em prol da criança. Este diálogo entre educadores, pais ou responsáveis possibilita olhar mais cuidadosamente para a criança, considerando a visão de conjunto. Muitas questões relacionadas às dificuldades de aprendizado são resolvidas no íntimo do ambiente familiar, no diálogo, na compreensão mais aprofundada das características da criança, no envolvimento dos pais no processo e adoção de novas abordagens.

 

Como funcionam os Indicadores do Desenvolvimento da Criança?

Os indicadores sinalizam visualmente a situação de aspectos relevantes do desenvolvimento da criança, considerando as cores: Cinza (informações insuficientes), Verde, Amarelo e Vermelho.

 

O que representa a cor verde no indicador?

A cor verde indica bom desempenho. É provável existir relações entre o aspecto observado e as preferências cerebrais da criança. Quando bem aplicados, os pontos fortes da criança servem de apoio para o desenvolvi­men­to de outros aspectos nos quais ela encontra maior dificuldade. Esta dinâmica de desenvolvimento contribui para fortalecer a autoestima necessária, preparando a criança para enfrentar os desafios na escola e na vida. A obtenção e análise dos perfis cerebrais possibilitam identificar potenciais a serem desenvolvidos, considerando também, os pontos fortes da criança.

 

Qual é o significado da cor amarela?

A cor amarela indica desempenho razoável ou aspecto em desenvolvimento. É provável existir alguma relação deste aspecto com as preferências cerebrais medianas da criança, ou ainda, a influência de fatores dificultadores no processo. Sugere-se, neste caso, a observação mais detalhada, com o apoio dos pais e professores, considerando os subsídios fornecidos através da análise dos perfis de preferência cerebral dos pais, professores e criança.

 

O indicador “vermelho” significa problema?

Não. A cor vermelha pode simplesmente indicar aspectos relacionados às áreas de menor interesse da criança. A desmotivação está entre as principais causas para baixos desempenhos, bem como, instabilidade emocional, conflitos familiares, crenças irracionais, medos, entre outras. A obtenção e análise dos perfis cerebrais ajudam a fundamentar cientificamente orientações assertivas aos pais e/ou responsáveis. Naturalmente, em alguns casos, pode ser indicada a observação complementar de profissional da área da saúde.

 

Como lidar com os problemas e potenciais identificados?

Não somos um produto acabado. Estamos em construção! Todos nós temos problemas para resolver e potenciais a serem desenvolvidos. Neste cenário, o mesmo ocorre com a criança. A tendência é a criança desenvolver mais competências relacionadas às suas preferências cerebrais. Se deixarmos o fluxo natural das coisas, vamos só reforçar o que já é forte, e deixar de lado os nossos pontos fracos. Conhecer as preferências cerebrais permite então, identificar os nossos pontos fortes, os aspectos que já desenvolvemos razoavelmente e aqueles que necessitarão de maior esforço de nossa parte. Neste particular, tanto a criança como o adulto, estão sempre inseridos em um laboratório de aprendizagem: a vida.

 

Como lidar com a falta de interesse da criança?

Muitas coisas que fazemos pela primeira vez, às vezes já adultos, nos trazem muita satisfação. Algumas outras, nunca vamos ter a oportunidade de experimentar. No caso da criança, o momento é de experimentação. A proposta é desafiá-la a exercitar o cérebro de modo diferente do usual, estimulando-a através de atividades planejadas, prazerosas, desafiadoras e deste modo, motivadoras. De certo modo, esta proposta possibilita o exercício de áreas novas do cérebro, ou seja, o Whole Brain Thinking.

 

Perfil NBI – Você gostaria de conhecer as preferências cerebrais de seu filho ou filha e como elas interagem com as suas próprias preferências cerebrais?

Solicite mais informações através do e-mail contato@neoleader.com.br.

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